Ubisoft lança ferramenta Open Source para acessibilidade em jogos com foco em Daltonismo
Durante a Game Accessibility Conference, a Ubisoft anunciou o lançamento do Chroma, uma ferramenta de código aberto que simula em tempo real a experiência visual de jogadores com daltonismo.
Desenvolvido para integrar a acessibilidade desde as fases iniciais de criação, o Chroma permite que desenvolvedores testem e ajustem cores, interfaces e elementos visuais de jogos e outras mídias, garantindo designs mais inclusivos. A solução, disponível gratuitamente, utiliza o algoritmo Color Oracle para replicar com precisão tipos comuns de daltonismo, como protanopia, deuteranopia e tritanopia.
Liderado pela equipe de Controle de Qualidade da Ubisoft na Índia, o projeto contou com insights de especialistas em acessibilidade, incluindo David Tisserand (Diretor de Acessibilidade da Ubisoft) e Ian Hamilton (Consultor de Acessibilidade).
O Chroma surgiu da necessidade de resolver desafios recorrentes identificados em testes internos, como a dependência excessiva de cores para transmitir informações críticas em jogos. A ferramenta opera sem comprometer o desempenho, aplicando filtros em tempo real durante o desenvolvimento — um avanço técnico que exigiu superar obstáculos como a latência e a escolha do algoritmo ideal.
“Tornar o Chroma open source é um compromisso com um futuro onde a acessibilidade não é apenas funcionalidade, mas mentalidade”, afirma Ritu Chowdhary, Diretora de Controle de Qualidade da Ubisoft. Ela destaca que a iniciativa visa transformar o design inclusivo em padrão, não em exceção, beneficiando não só jogadores com deficiências visuais, mas toda a comunidade.
O Chroma já está sendo usado internamente na Ubisoft para avaliar desde interfaces de usuário até paletas de cores em ambientes 3D. Segundo Jawad Shakil, Gerente de Projetos da Ubisoft, a ferramenta agiliza testes que antes demandavam horas de ajustes manuais. “Criadores podem identificar falhas de acessibilidade durante o processo criativo, não após o lançamento”, explica. Além dos games, a solução tem aplicações em arte digital, desenvolvimento de software e produção audiovisual.
Ao liberar o código-fonte publicamente, a Ubisoft incentiva a comunidade global a expandir as funcionalidades do Chroma. Desenvolvedores independentes, estúdios e defensores da acessibilidade podem adaptar a ferramenta a seus fluxos de trabalho, contribuir com melhorias ou até integrá-la a engines como Unreal e Unity. O projeto está disponível no GitHub, com documentação detalhada para facilitar a implementação.