Review – Dandara

Um metroidvania inovador e viciante

Em um mundo onde o gênero metroidvania é jóia rara, muitos tentam mas não se destacam. Já o estúdio brasileiro Long Hat House e a publisher Raw Fury acertaram em cheio com Dandara, um jogo 2D baseado na cultura brasileira que foge do genérico plataforma, trazendo um mundo onde a gravidade é relativa com a superfície do personagem, uma mecânica semelhante a Gravity Rush, mas muito mais elaborado. Uma ideia tão boa que chama a atenção tanto de pessoas que apreciam o gênero quanto das que não são familiarizadas.

Na história brasileira, Dandara foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil. Após ser presa, cometeu suicídio se jogando de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escrava. Assim Dandara se tornou símbolo de força da mulher negra em livro crítico ao racismo e machismo, As lendas de Dandara. O jogo traz à tona um universo fantasioso de opressão nos moldes da literatura de George Orwell, com controles criativos, mecânicas fluídas e pixel art.

A mecânica de pular de superfície em superfície é o atrativo do jogo, deixando ele mais dinâmico e fazendo o jogador pensar estrategicamente para onde pular e se posicionar com relação ao inimigo para não ser atingido por projeteis ou até mesmo encostá-lo. Junto disso, vem uma outra mecânica proveniente da série Souls, caso morra, terá que recuperar o “Sal” coletado onde o personagem faleceu, existem acampamentos onde o jogador pode realizar melhorias com o Sal obtido.

A trilha sonora e o visual andam de mãos dadas em Dandara, trazendo uma melodia que se encaixa a cada situação e cenário em que o jogador se encontra causando uma ótima imersão. A dificuldade pode variar de jogador para jogador, uns podem achar fácil e outros um pouco mais complicado. Como todo e bom metroidvania, existem coisas que são necessárias obter para avançar no jogo, mas também tem alguns extras espalhados por aí que só explorando bem para encontrar, que não é de suma importância mas ajuda bastante caso encontre.

As lutas contra os Boss são bem frenéticas que trazem um sentimento de nostalgia de jogos antigos com suas lutas complicadas e tensas. Dandara é um jogo que merece seu destaque em 2018, principalmente por ter sido lançado em todas as plataformas possíveis, algo que abrange bem o público e merece muito crédito por tal feito.

Dandara estará disponível nas versões PC, Mac OS, Nintendo Switch, iOS ou Android, PlayStation 4 e Xbox One.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.