Review – ESO Gold Road
Depois de mais de dez anos desde seu lançamento, a ZeniMax Online Studios apresenta mais um capítulo de The Elder Scrolls Online (ESO), Gold Road. A mais nova expansão do MMO da franquia de Elder Scrolls, Gold Road, promete uma aventura cheia de arcos de personagens intrincados e um mundo elaborado que acena para a exploração, além de um cenário visto pela última vez em The Elder Scrolls IV: Oblivion.
Um mundo novo em ESO
ESO: Gold Road se passa em torno da cidade de Skingrad, em West Weald, mergulhando mais fundo na história ambientada no capítulo Necrom. A narrativa gira em torno do Daedric Prince Ithelia, também conhecido como “Príncipe dos Caminhos”. Ele se desenrola com um enredo intrigante e arcos de personagens deveras complexos, apresentando uma história profunda e cheia de nuances.
A região de West Weald tem uma grande quantidade de detalhes e cuidado na construção do mundo que a diferencia como um lugar que você deseja continuar explorando. Ao redor de Skingrad encontram-se extensos vinhedos que pintam a região com classe. Embora este capítulo não nos conduza através de uma zona sobrenatural como apresentado em Necrom.
Há muito o que aproveitar na missão principal de Gold Road. Embora possa haver alguns paralelos mal tratados, o enredo ainda é envolvente, sem se apoiar fortemente em uma reviravolta narrativa importante. Esta é uma história escrita e dirigida com um propósito aguçado e é uma prova de quão atenciosos o pessoal da ZeniMax Online Studios são na criação do mundo.

Novas mecânicas
Elder Scrolls Online: Gold Road apresenta a mecânica Scribing, que lembra a Spellcrafting de Oblivion. Scribing cria habilidades especiais usando grimórios, livros que expandem seu conjunto de habilidades. Este sistema é fácil de usar, mas oferece profundidade suficiente para quem gosta de ajustar suas builds.
Os aventureiros devem estar no nível 30 para começar a usufruir do Scribing. Isso garante uma boa compreensão do jogo antes de mergulhar nesta mecânica avançada. Uma desvantagem é que os grimórios e os scripts estão bloqueados para cada personagem, então vários personagens precisam repetir a cadeia de missões a cada vez, o que pode ser frustrante e cansativo.
A série de missões para Scribing é uma aventura paralela, divertida e informativa. O que ajuda a aprender o básico enquanto explora áreas e conhece personagens de Gold Road – uma introdução bem projetada a esse recurso. Embora a série de missões sirva como um tutorial intuitivo, o Scribing pode ser um pouco complexo para jogadores mais novos, com um número impressionante de sistemas para aprender no ESO e quanto tempo você precisa investir para colher os benefícios de maneira adequada. Com tantos recursos existentes, o Scribing pode não ser usado por todos. No entanto, para quem gosta de personalização profunda, é uma ferramenta poderosa.

Gold Road apresenta uma grande melhoria
O jogo evoluiu significativamente desde a última vez que joguei (expansão Elsweyr), trazendo histórias mais instigantes, uma melhoria de mecânica e qualidade de vida, além de uma história profunda que deve atrair fãs de longa data e entusiastas da história. No entanto, esse foco pode ser assustador para novos jogadores (como eu), com uma curva de aprendizado acentuada e uma quantidade enorme de conteúdo para acompanhar.
Além disso, não parece ter muito conteúdo de PvP, que parece ter sido uma parte central da experiência de ESO, destacando a mudança em direção a um jogo mais solo e narrativo. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas faz você se perguntar por quanto tempo a abordagem atual pode sustentar o jogo com a comunidade.

É um pouco complicado pensar no cenário de ESO no Brasil quando não há um servidor Sulamericano e a gente sofre um pouco com problemas de ping e dessa maneira seus golpes demoram um pouco para confirmar, o que pode ser incômodo para alguns. Além disso, não há localização para PT-BR e isso limita seus usuários.
O cenário do MMO está em constante mudança e, embora Gold Road apresente pontos fortes, também serve como um lembrete dos desafios e escolhas que o ESO enfrentará no futuro. Quer você seja um jogador experiente ou novo em Tamriel, Gold Road oferece algo que vale a pena experimentar.
ESO Gold Road: Se o seu principal desejo é revisitar Oblivion novamente, então Gold Road é sem dúvida uma boa pedida para você aproveitar algo novo com uma pitada de nostalgia. Entretanto, o jogo não ter uma localização pode ser um problema para uma gama de jogadores. – Otto